top of page

Boicote à #GloboLixo Já!

Bolsonaro pode ajudar SBT e RecordTV a avançar sobre a Globo, segundo site Terra (04/01/2019)

Jornalismo dos canais de Silvio Santos e bispo Edir Macedo devem ganhar relevância com acesso privilegiado aos bastidores da Presidência.

Desde 1º de janeiro, a Globo não tem mais prioridade no Palácio do Planalto por conta da relação tensa entre Jair Bolsonaro e as TVs da família Marinho.

Tudo indica que a emissora líder em audiência no País terá dificuldade em conseguir informações e entrevistas exclusivas com a cúpula do governo.

O presidente e sua equipe escolheram o SBT para a primeira entrevista após a posse. A exibição aconteceu no SBT Brasil de quinta-feira, dia 3.

O telejornal dedicou 41 minutos a Jair Bolsonaro. A conversa foi conduzida pelo âncora Carlos Nascimento, com a participação dos repórteres Thiago Nolasco e Débora Bergamasco.

Bolsonaro dá sinais de que vai prestigiar o jornalismo das principais concorrentes da Globo.

A expectativa era que, neste início de mandato, a RecordTV tivesse prioridade para entrevistar Bolsonaro em retribuição ao apoio manifestado pelo dono da emissora e líder da Igreja Universal, bispo Edir Macedo, e pela convergência entre o presidente e o canal nas pautas evangélicas.

Tudo indica que a aproximação de Bolsonaro com Silvio Santos, ampliada num almoço em dezembro, na mansão do apresentador-empresário, colocou o SBT em lugar de destaque na comunicação do Planalto.

A animosidade do novo presidente com a Globo pode impulsionar o jornalismo da RecordTV e do SBT.

Ter fontes quentes nos gabinetes e a boa vontade de quem está no poder são condições imprescindíveis aos jornalistas para superar a concorrência.

Há quem diga que a Globo e a GloboNews já se movimentam para conquistar a simpatia de políticos do primeiro escalão a fim de evitar um ‘boicote’.

Somente o tempo dirá como a linha-dura de Bolsonaro vai dificultar ou beneficiar o telejornalismo e o desempenho individual das grandes redes de TV na cobertura das notícias de Brasília.

A ONG @br45ilnocorrupt por ser um dos perfis mais citados no Twitter, conforme artigo da Raquel Recuero, jornalista, professora e pesquisadora do PPGL e do Curso de Comunicação Social da UCPel. Suas áreas de interesse são redes sociais e comunidades virtuais na Internet, conversação e fluxos de informação e capital social no ciberespaço e jornalismo digital. Em seu artigo, A GUERRILHA INFORMACIONAL DA CRISE de 10-03-2015, véspera de um dos maiores protestos da História do Brasil (15/03/2015 sendo superado pelo 13/03/2016, o qual também o perfil @br45ilnocorrupt foi influenciador como indicado em estudos nas Universidades do país, bem como na Universidade de Washington, EUA), já demonstrava preocupação com a mobilização da ONG @br45ilnocorrupt, "Seguindo na linha do post do Malini no Facebook, alguns dados sobre a palavra-chave Dilma no Twitter. É evidente que temos uma guerrilha informacional entre oposição e apoiadores do governo, com a oposição ganhando em visibilidade e mobilização. O mapa a seguir refere-se a 30 mil tweets que citam Dilma entre ontem e hoje. São 11663 usuários únicos, ou seja, uma média de quase 3 tweets por usuário.

Entre os nós mais citados, ou seja, com maior indegree, vários jornais e opositores do governo (como o @lobaoeletrico), além da própria presidente e do @danilogentili. Entre os nós mais ativos em tuitar com a palavra chave e as hashtags, contas de oposição (@br45ilnocorrupt, por exemplo) e contas-bots (A maior parte dos dados refere-se à noite, quando a saliência das redes de bot aparece com mais força no Twitter aqui no Brasil. É importante lembrar tb que boa parte dos bots atua coletando hashtags que estão subindo e passa a tuitá-las sem parar.).

As coisas ficam um pouco mais visíveis quando observamos o mapa dos atores por grupos de clusters (grupos que tendem a citar-se mais entre si nos dados). Vejam a seguir os grupos principais com as principais hashtags como legenda dentro de cada grupo. Há uma articulação maior da oposição ao governo, que se conecta a vários outros clusters, e uma articulação menor dos apoiadores, que estão reduzidos a um cluster embaixo (vejam pelas hashtags). Esse mapa é muito semelhante a todos os que venho observando desde o início de março. Diariamente parece acontecer uma guerra informacional entre governo e oposição, com a oposição conseguindo maior visibilidade.

Observe que a ONG @br45ilnocorrupt é um dos perfis mais populares por dia no @TwitterBrasil e como vem apoiando o Deputado Federal @jairbolsonaro para #BolsonaroPresidente vem conseguindo crescer a campanha dele que é o único político brasileiro de Direita e não corrupto, desde a campanha de 2014 como candidato à Presidência da República Federativa do Brasil.

Inclusive, devido o crescimento dessa campanha, a ONG @br45ilnocorrupt e seus membros, bem como o @jairbolsonaro foram processados.

Essa perseguição se intensificou a partir de 2013, quando ocorreu o protesto da ONG Brazil No Corrupt pela intervenção militar, tanto que foi no Dia da Independência para chamar a atenção dos militares em seu desfile patriótico.

Já ficava visível na matéria não encomendada da Fake News do PT, ou seja, na Carta Capital que já reconhecia a força de mobilização da ONG precursora dos maiores protestos populares em dia útil e que preocupou os corruptos do PT e dos demais partidos, onde a partir daí surgiu a Operação #LavaJatoEuApoio fácil de perceber que os núcleos do início dos protestos são na República de Curitiba (Paraná) e no Rio de Janeiro em apoio ao único candidato de Direita para 2018, o Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro, que culminou no maior combate à corrupção do Mundo com a Operação #LavaJatoEuApoio bem como com os maiores protestos do Brasil.

Inclusive esta força de mobilização incomodou a esquerda raivosa e seu líder lunático, veja:

ONG Brazil No Corrupt na Posse do Gigante Acordou https://brazilnocorrupt.blogspot.com/

POSTS RECENTES

RECEBA NOSSAS OFERTAS POR E-MAIL

bottom of page